Curiosidades sobre Purim

Purim é mencionado na Bíblia?

O estabelecimento da festa de Purim é de certa forma descrito na Bíblia, até porque a Meguilá Esther faz parte dos 24 livros da Bíblia. Mas ainda é considerada uma festa "rabínica", porque foi instituída por profetas, diferente de Pessach e Sucot, que aparecem nos Cinco Livros de Moisés.

Como Esther manteve o Shabat sem levantar suspeita?

Esther tinha sete empregadas (Esther 2:9). Ela fazia um rodízio entre elas, para que cada uma servisse num dia da semana. Dessa forma, a empregada que servia ela no Shabat só a via naquele dia e achava que Esther nunca trabalhava. Nos outros dias ela trabalhava porque sabia que ficar sentada sem fazer nada não seria saudável para sua saúde mental.             

Como Mordechai ouviu o plano de matar o rei?

Alguns dizem que ele soube do plano através de uma visão profética (Targum Sheini).                

O Talmud diz que os dois conspiradores, Bigsan e Seresh, estavam conversando na sua língua nativa, o Tursi. Mordechai era membro do Sanhedrin (assembléia judaica onde ocorriam os julgamentos), e sendo assim era fluente em 70 idiomas. (Pelo menos, alguns membros do Sanedrín deveriam ser fluentes em todos os idiomas. Isso porque eles precisariam interrogar as testemunhas na sua língua mãe e não era permitido o uso de intérpretes.

Por que o nome de D'us não é mencionado uma única vez na Meguilá?

Num nível mais elevado, a idéia é de que no milagre de Purim D'us não foi revelado. Diferente do milagre de Chanucá, por exemplo, quando algo sobrenatural ocorreu: um pote pequeno de óleo durou por oito dias. Ninguém confundiria aquilo como um fato natural. Mas em Purim, os fatos aconteceram sucessivamente: Esther tornou-se rainha, ela teve acesso ao rei, Mordechai acabou sem querer ouvindo o plano dos dois rapazes que queriam matar o rei etc. etc. Então todos esses eventos poderiam ser mal interpretados como eventos naturais, ou simples "coincidências" se você preferir.

Esther queria ganhar o concurso do Rei?

Essa é uma impressão que muitos têm dos tempos de escola...    Absolutamente não. A Meguilá nos conta que enquanto as mulheres gastaram 12 meses se embelezando com produtos cosméticos, se preparando para o grande evento real, Esther exigiu que nenhum ajudante de beleza fizesse nada nela.

Quando e onde se passou Purim?

Purim aconteceu há aproximadamente 2.368 anos atrás em um lugar chamado Shushan (Susa), o Irã dos dias de hoje.

Como se comemora Purim em Israel?

Purim é comemorada com extrema alegria em Eretz Israel. Todos se fantasiam, dos 8 aos 80. Nas escolas, os dias são de festa total. Nas ruas, há uma mistura de Halloween e Carnaval. Fantasias elaboradas e gente feliz pra ir em baladas e festas na rua. A leitura da Meguilá ocorre em toda esquina!

Please reload

  • Preto Ícone Snapchat

(11) 3818-8867

Avenida Doutora Ruth Cardoso, 1000 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, 01455-000, Brasil

©5780/2019 por Centro Juvenil Hebraikeinu. Chazak Ve'ematz!